Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A MÚSICA DO BRASIL (NOVA RUBRICA)


Na primeira edição desta nova rubrica faleremos de um artista multifacetado em várias vertentes do pop brasileiro. O músico Zeca Baleiro.


Zeca Baleiro

José Ribamar Coelho Santos é um cantor, compositor e produtor maranhense nascido em 11 de abril de 1966. Desde pequeno, mais do que qualquer outra criança, Zeca, como era conhecido, adorava doces e sempre tinha uma bala (pastilha elástica) ou outra guloseima para saborear. Esta é a origem do apelido, dado pelos colegas de faculdade, que se tornou parte do nome artístico do cantor.

Em 1984, Zeca Baleiro estreou-se no mundo da música cantando uma de suas primeiras composições, “Sem Pé Nem Cabeça”, num programa da rádio maranhense Mirante FM. Dois anos depois, o cantor torna-se conhecido por defender a música “Querubim” no II Festival Universitário de Música da Universidade do Maranhão e recebe o primeiro lugar pela canção.

No ano de 1987, Zeca faz seu primeiro concerto intitulado “Urubu Guarani – As Sete Faces da Canção”, recebendo vários convidados. Em 1988, participa do Festival de Música Popular Maranhense com as músicas “Noves Fora” e a ganhadora do prêmio Aclamação Popular, “Canção Para Inglês Ver nº 2”.

Em 1990, o cantor faz um concerto apresentando críticas ao governo de Collor, governo da altura no Brasil, que se iniciava. Esta apresentação rendeu notícia e fez ressoar o nome do cantor. Apenas um ano depois, o maranhense parte para a capital paulista e realiza seu primeiro espetáculo na nova terra.

Zeca Baleiro volta a São Luiz e também aos concertos e às participações em festivais depois de dois anos em São Paulo. Com a ajuda da amiga Rossana Decelso, que o ajudara na divulgação de seus espectáculos, o cantor passa a se apresentar frequentemente em Belo Horizonte e também em São Paulo.

Na metade da década de 90, Zeca começa a gravação do primeiro disco, que é interrompida por falta de dinheiro. A fim de ajudar o amigo, Rossana envia cassetes demo e a release do artista a gravadoras do Rio de Janeiro. Para sorte do cantor, todas demonstram interesse e ele realiza um concerto no Hipódromo Up, casa de espectáculos disputada por artistas independentes.

O resultado da apresentação foi o contrato assinado com a gravadora MZA Music, e, em 1997, lança o primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”. Com a participação no Acústico MTV da cantora Gal Costa, Zeca ganhou repercussão nacional e impulsionou o sucesso que logo alcançaria.

Durante a carreira foram nove discos gravados e várias participações em trilhas sonoras, como com as canções “Quase Nada” (novela Estrela-guia) e “Balada do Céu Negro” (novela Bang Bang). Em 2005, Zeca decide criar o seu próprio selo, o Saravá Discos.


Alguns dos maiores sucessos de Zeca Baleiro são “Heavy Metal do Senhor”, “Dodói”, “Bandeira”, "Babylon" e “Samba do Approach”. O cantor é conhecido pela forma poética como aborda assuntos diversos em suas composições, contando com um toque de humor. Zeca tem vários parceiros na música, alguns deles são Fagner e Chico César, os quais conheceu ainda nos primeiros anos de carreira.



Aqui ficam algumas das músicas que mais sucesso fazem junto do público de Zeca Baleiro.









Sem comentários: